Blog do Umpierre


Syrah nordestino entra no seleto grupo dos grandes vinhos nacionais

Nesta semana degustei o que considero ser um dos melhores vinhos nacionais e com certeza, o melhor Syrah feito no Brasil.  Produzido com uvas cultivadas nas terras áridas da região do Vale do São Francisco no interior da Bahia, na sua safra de estréia (2010), já chegou mostrando a sua grande qualidade, ao ser escolhido como o melhor vinho tinto nacional, no Top Ten da Expovinis 2012.

Estou falando do Testardi Syrah safra 2012, o primeiro vinho top do projeto Ouro Verde, do Grupo Miolo. Seu processo de colheita e desengace é totalmente artesanal, fermentação e envelhecimento em barricas novas de carvalho, 14 graus de teor alcóolico  e  produção de apenas 5000 garrafas. 

Os agradáveis aromas de frutas negras maduras, ainda estão um pouco presos, mas na boca mostra todo o seu potencial, muito sedoso, taninos macios, álcool e acidez em perfeito equilíbrio, carvalho bem integrado e  final longo. É um grande vinho !  

O nordestino Testardi Syrah, chega  com cacife e credenciais, para mostrar ao mercado que os grandes vinhos nacionais  deixaram de ser exclusividade de gaúchos e catarinenses.

O único defeito deste vinho é  a dificuldade de encontrá-lo nas lojas de vinhos em Porto Alegre, este eu descobri por acaso na banca 38 do Mercado Público, a inexplicáveis R$41,00. No site da Miolo está sendo vendido a R$73,50.

Um vinho imperdível ! Principalmente por este preço.

 



Escrito por Umpierre às 21h11
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


PERFEIÇÃO EXISTE

Esta é a melhor definição para  falar do  vinho que bebemos no almoço deste domingo, um dos gigantes da vitivinicultura chilena que estava  amadurecendo há mais de 4 anos na minha adega, esperando um dia especial para ser degustado.  

 

O Santa Rita Casa Real 2002, foi elaborado com uvas provenientes de vinhedos,  com mais de 40 anos, localizados no coração do Vale de Maipo no Chile, cuidadosamente envelhecido em barricas de carvalho francês, para se tornar um vinho com alto potencial de  guarda,  ao estilo dos grandes vinhos de Bordeaux.

Depois de 11 anos, o vinho estava pronto para dar o seu espetáculo e quando adentrou no palco das nossa taças, simplesmente arrasou ! Deu um verdadeiro show de aromas  e sabores,que nos deixou encantados e impressionados, como poucos vinhos foram capazes de fazer. Com certeza é o melhor Cabernet Sauvignon que eu já degustei até hoje.



Escrito por Umpierre às 19h40
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Histórico


Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 BLOG DO UMPIERRE-NOVA VERSÃO